CATÁLOGOS

BASE BIBLIOGRÁFICA GERAL [ + ]

ESCOLA SECUNDÁRIA DE F. VINHOS [ + ]

ESCOLA BÁSICA JOSÉ MALHOA [ + ]

IMPRENSA LOCAL

A digitalização da imprensa local de Figueiró dos Vinhos é um projeto que visa conservar e difundir a memória coletiva local através da localização, recolha e preservação da imprensa deste concelho.

[ + ]

SIMÕES DE ALMEIDA (tio)

José Simões de Almeida Júnior, quase sempre conhecido artisticamente por Simões de Almeida (tio)... [ + ]

FIGUEIRÓ EM IMAGENS

Uma extraordinária coleção de memórias de um Figueiró dos Vinhos intemporal. [ + ]

Átrio e Receção

A Receção situa-se no átrio do edifício, no piso 0. É através do átrio que se estabelece a relação interior/exterior do edifício e se tem acesso, a todas as áreas do serviço público. O átrio é um espaço de acolhimento, informação e orientação do utilizador. Na receção, são prestados os seguintes serviços:

    Inscrição de novos utilizadores;

    Empréstimo domiciliário;

    Informação sobre as atividades culturais;

    Sugestões de leitura;

    Serviço de reprografia;

    Espaço Coworking.

Este é o espaço também destinado à realização de pequenas exposições temporárias e aos destaques das novidades adquiridas em qualquer um dos suportes: livros, DVD, CD-Áudio.

 

 

Sala de Leitura Geral

A Sala de Leitura Geral situa-se no piso 0. Nesta sala, as estantes são de livre acesso e dispõe de zonas específicas:

Zona de periódicos: destinada à leitura de jornais e revistas, nacionais e regionais.

Zona de documentação e de consulta local: permite consulta de documentos em livre acesso, quase todos passíveis de empréstimo domiciliário.

Zona de referência: destinada à consulta de obras de referência (dicionários, enciclopédias, atlas, etc.), excluídas do empréstimo domiciliário.

Fundo local: espaço privilegiado pois contém documentação relativa ao concelho e aos autores.

Espaço Multimédia: os utilizadores dispõem de computadores com acesso à Internet e devidamente equipados com ferramentas de processamento de texto e imagem.

 

 

Sala Infanto-Juvenil

A Secção Infanto-Juvenil situa-se no piso -1 e é um espaço dedicado a crianças e jovens até aos 14 anos de idade. É neste espaço que se desenvolvem as atividades de promoção de leitura (como ateliers, hora do conto) destinados aos mais pequenos. Nesta secção, as estantes são de livre acesso, e é composto por diversas zonas:

Zona de documentação e de consulta local: permite consulta de documentos em livre acesso, quase todos passíveis de empréstimo domiciliário, organizados por temáticas.

Zona de referência: destinada à consulta de obras de referência (dicionários, enciclopédias, atlas, etc.), excluídas do empréstimo domiciliário.

Audiovisuais: espaço para requisição ou visualização de recursos audiovisuais.

Espaço Multimédia: os utilizadores dispõem de computadores com acesso à Internet e devidamente equipados com ferramentas de processamento de texto e imagem.

 

 

Sala Multimédia

A Sala Multimédia situa-se no piso -1 e dispõe de computadores com acesso à Internet.

Este espaço coloca à disposição dos utilizadores, uma ampla variedade de DVD’s e CD’s musicais, que podem ser vistos no local ou requisitados para visualização ou audição domiciliária.

Para quem o desejar a biblioteca disponibiliza acesso Wireless para Internet e Serviço de digitalização.

 

 

 

 

 

 

Além das zonas referidas em cima, a biblioteca dispõe ainda de diversas valências que contextualizam toda a dinâmica de funcionamento da mesma. São elas:

Sala Polivalente

A Biblioteca Municipal possui uma área polivalente com capacidade para 30 pessoas, onde se promove todo o tipo de atividades de interesse para a comunidade (palestras, encontros, ações de formação, exposição, etc.).

Serviços técnicos

Situando-se no piso1 é um gabinete destinado ao tratamento técnico do livro e do material não livro.

Depósito

Neste espaço albergam-se diversas obras, entre as quais estão os livros mais antigos, raros e preciosos. Estes documentos estão disponíveis através do catalogo bibliográfico da Biblioteca Municipal.

Anfiteatro

Situado junto da Biblioteca, este anfiteatro permite, sobretudo durante a primavera e o verão, a realização de espectáculos de maiores dimensões tais como concertos de música, teatro, atividades desportivas, etc. Espaço com capacidade de 350 lugares sentados.