1: Como posso obter o cartão de utilizador?

Para poder usufruir do empréstimo domiciliário deverá possuir um cartão de utilizador.

A admissão como utilizador faz-se mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição e apresentação do Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Cédula Pessoal ou outro documento oficial de identificação e uma fotografia atualizada.

A inscrição de utilizadores cuja idade seja igual ou inferior a 14 anos implica autorização e responsabilização dos encarregados de educação, os quais deverão assinar a respetiva ficha de inscrição. 

A inscrição é gratuita e a cada utilizador será entregue um cartão pessoal e intransmissível, sendo o seu titular responsável pelos movimentos com ele realizados.

 

2: Que documentos posso requisitar?

Poderão ser requisitados para empréstimo todos os documentos da Biblioteca, à exceção de:


a) Obras de referência como dicionários, enciclopédias, atlas, sendo que estas se encontram assinaladas com uma bolinha vermelha;

b) Obras pertencentes ao fundo local, exceto quando existe mais do que um exemplar;

c) Obras raras, esgotadas, consideradas de luxo ou em mau estado de conservação.

 

3: Quantos documentos posso requisitar e por quanto tempo?

Podem ser requisitados simultaneamente por utilizador um máximo de 5 documentos, podendo ser requisitados 3 documentos impressos (livros e revistas)  mais 2 documentos audiovisuais (CD, CD-ROM, DVD, VHS).

Os documentos impressos podem ser requisitados por um período máximo de 15 dias. Os documentos audiovisuais podem ser requisitados por um período máximo de 5 dias.

 

 

4: O meu cartão de utilizador pode ser usado por outra pessoa?

Não. O cartão de utilizador é pessoal e intransmissível, sendo o seu titular responsável pelos movimentos com ele realizados. Excetuam-se os encarregados de educação que requisitem documentos para os seus educandos com menos de 14 anos e que se encontrem inscritos.

 

5: A devolução de documentos pode ser feita por outra pessoa?

Sim. Qualquer pessoa pode devolver os documentos que requisitou.

 

6: Há alguma penalização quando os documentos são entregues com atraso?

Sim. Os atrasos na entrega dos documentos requisitados são penalizados com a inibição da realização de novos empréstimos por um período igual aos dias em atraso.

 

7: O que devo fazer no caso de perder ou danificar um documento?

Caso o utilizador perca ou danifique gravemente um documento deverá repor um exemplar igual e em bom estado no prazo de 30 dias ou o seu valor comercial para que a Biblioteca proceda à sua aquisição.

 

8: Posso reservar documentos?

Sim. Pode reservar documentos presencialmente, pelo telefone ou através do nosso site na secção SERVIÇOS ON-LINE.

Podem ser efetuadas reservas de documentos no máximo de 3 por utilizador, sendo que este será informado telefonicamente ou por e-mail após a receção dos mesmos.

Os documentos reservados deverão ser levantados após a sua comunicação ao utilizador durante um período de 5 dias úteis.

 

 

9: Posso sugerir documentos?

Sim. Pode sugerir documentos através de um formulário próprio disponível na Biblioteca ou ainda através do nosso site na secção SERVIÇOS ON-LINE.

 

10: Posso fazer uma sugestão e/ou reclamação?

Sim. Poderá fazer uma sugestão e/ou reclamação através de um formulário próprio disponível na Biblioteca ou ainda através do nosso site na secção SERVIÇOS ON-LINE.

A Biblioteca também possui Livro de Reclamações.

 

 

11: Posso fazer fotocópias e/ou impressões na Biblioteca?

Sim. Pode fazer fotocópias e impressões na Biblioteca. Apenas pode fotocopiar livros ou revistas pertencentes à Biblioteca. Deve, no entanto, respeitar as normas em matéria de direitos de autor, o que significa que não poderá fotocopiar livros na íntegra.

 

12: Quais são os preços das fotocópias e impressões?

Os preços das fotocópias e impressões são definidos anualmente pela Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.

 

Fotocópias:
1 página A4 - 0,06 €

1 página A3 - 0,12 €

 

Impressões:

1 página A4 - 0,06 €

 

 

13: Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?

 

2.ª feira a 6.ª feira: 10h00 - 18h00

Sábado: 9h30 - 13h00

 

 

14: Posso utilizar a Biblioteca mesmo que não tenha cartão de utilizador?

Sim. Pode utilizar todos os serviços da Biblioteca mesmo que não tenha cartão de utilizador, à exceção do serviço de empréstimo de documentos.

 

15: Posso requisitar revistas?

Sim.

 

16: Como posso encontrar um determinado documento?

Para encontrar um determinado documento na nossa Biblioteca poderá usar um dos seguintes meios:

Catálogo informatizado: Uma grande parte dos documentos que a Biblioteca possui já está catalogada e disponível numa base de dados a que pode aceder através do nosso site na secção CATÁLOGO.

 

Livre acesso às estantes: Uma grande parte dos documentos que a Biblioteca possui encontra-se em livre acesso nas estantes e está organizada por áreas temáticas devidamente sinalizadas. Dentro das áreas temáticas os documentos estão arrumados por ordem alfabética na sua grande maioria pelas três últimas letras do apelido do autor.

 

Apoio dos funcionários: No caso de não conseguir encontrar o documento que procura deverá solicitar ajuda a um dos nossos funcionários que tentará localizar o documento.

 

 

17:Posso renovar os documentos emprestados?

Sim. Pode renovar documentos presencialmente, pelo telefone ou através do nosso site na secção SERVIÇOS ON-LINE.

Apenas aos documentos impressos (livros e revistas) pode ser renovado o empréstimo, sendo que a renovação só será permitida caso o documento não tenha sido solicitado.

A renovação apenas pode ser realizada uma única vez e por um período de 15 dias.